Em termos gerais, o Cane Corso é uma raça saudável.
As maiores preocupações, devido ao tamanho da raça, relacionam-se com a displasias e com outros problemas relacionados com as articulações e com os ossos.A utilização de condoprotectores como medida preventiva é aconselhado na fase de crescimento, assim como evitar correr e saltar,principalmente em pisos escorregadios.
Além do tamanho da raça(Giant), o seu rápido crescimento pode, em alguns casos,provocar:
Cherry Eye ou prolapso da glândula da terceira pálpebra. Ocorre por flacidez dos ligamentos que sustentam a glândula da terceira pálpebra, principalmente, em filhotes. Desta forma, a glândula sai e fica exposta. A correção é cirúrgica.
Entropion que é uma malformação que evidencia pelo reviramento da pálpebra para dentro. O Entropion pode acontecer na pálpebra superior ou a inferior e a sua origem pode ser de origem congénita ou hereditária.
Os cuidados com o pêlo são simples já que o Cane Corso tem a vantagem de largar pouco pêlo.Escovar regularmente para remover o pêlo solto é suficiente.
Verifique ouvidos regularmente e limpe-as suavemente, acumulação de sujidade é comum.
Alimentação sôfrega deve ser evitada devido ao risco de torção ou dilatação gástrica, pelo qual um comedouro com regulação de altura é normalmente utilizado na alimentação.
Comments